quarta-feira, 18 de junho de 2014

E TEM COPA!

(Por: Karyna Muniz - Ver Quem Somos)

  A bola rolou! Todos estão expectantes com os jogos do mundial de futebol! Ansiedade? Nervosismo? Unhas roídas? E o que se come assistindo um jogo? Tem que ser gostoso, tem que estar na mão, algo prático! Bolinhos, canapés, pipoca, amendoim, salgadinhos – vamos combinar que nada disso alimenta? Daí vem aquela fome pra valer!E o que comer depois do jogo e antes da festa? Um sanduiche? Um Hot Dog!
  O Hot Dog ou cachorro quente é oriundo dos Estados Unidos, mas antes disso conta-se que um açougueiro em Frankfurt, na Alemanha do século XIX, resolveu colocar o nome de seu cachorro na salsicha que produzia – Dachshund! Será que ele era daquela raça que lembra uma salsicha? O nome da raça é o mesmo! Deixando o cachorro de verdade de lado, conta-se que a receita da salsicha foi levada por um imigrante alemão para os EUA e lá ele colocou no pão a salsicha com os molhos quentes e agridoces que hoje são um misto de Ketchup, mostarda e Picles de Pepino.
  Aqui no Brasil o cachorro quente desembarcou nos anos 20 na Cinelândia, Rio de Janeiro, como uma guloseima para o cinema, e virou até marchinha de carnaval de Ary Barroso e Lamartine Babo que o cantavam com linguiça no quarteirão do Serrador – no início do século XX, a Times Square da Guanabara!Com a segunda guerra mundial, e a influência norte-americana que o país sofreu o Hot Dog se consagrou brasileiro também. De lá pra cá, a criatividade regional o fez com purê de batatas em São Paulo,no Rio de Janeiro vemcom ovo de codorna picado, nas Minas Gerais tem milho, em Santa Catarina chucrute, e no Nordeste tem até salsicha, mas é picada e misturada à carne moída. Delícias de variações brasileiras, para acompanhar outra delícia: o futebol!

  Assim: viva o Hot Dog! Viva o Brasil! E também os seus países de origem, Estados Unidos e Alemanha! Será que um deles chegaà final da copa com o Brasil? Difícil dizer, ambos se enfrentam na primeira fase, o técnico dos americanos é alemão e o hot dogé febre nos estádios de lá e aqui também! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário