segunda-feira, 6 de abril de 2015

REDUÇÃO DE MAIORIDADE PENAL x CPI PARA FILHO DE POLÍTICO CORRUPTO

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)


  Sobre a polêmica redução da maioridade penal, sugiro também CPI para filho de político corrupto, e empresário 'propineiro', desde o berçário, sob o título de prevenção do DNA do corrompimento à moral. Cerceando, assim, desde cedo, os futuros aprendizes da arte de enganar. Filhos e netos dos donos de empreitas trapaceiras, já nascem, por exemplo, devendo para os cofres públicos do Brasil.
  Que tal, além de reduzirem a maioridade penal, nossos legisladores, também, possam instaurar CPI para filho de político corrupto e empresário biltre, desde o berçário. Impedir o desenvolvimento de um futuro ladrão dos recursos públicos, não tem preço, será um bem enorme à sociedade.
  Menores infratores causam tanto mal quanto a prática da corrupção, que destrói e mata milhares de pessoas. Quantos menores são atraídos para o crime, por falta de opção, uma vez que são privados de moradia, saneamento, saúde, educação e alimentação, graças aos desvios praticados pelos criminosos do colarinho branco, que não usam armas, mas a caneta e a astúcia para burlarem a Lei, extraindo dos cofres públicos bilhões, que deveriam ser aplicados em benefícios à sociedade, como retorno dos altíssimos impostos cobrados. Crimes de colarinho branco são normalmente praticados sem violência aparente, mas que provocam estragos irreparáveis à sociedade e ao país.
  Cito, aqui, duas recentes e importantes declarações sobre a devastadora consequência da corrupção, para a sociedade. Uma, do jovem Procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da força-tarefa criada para a Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol: “Quando a gente fala que a corrupção é um crime hediondo, é que ela rouba a comida, o remédio e a escola do brasileiro”.
  E, outra, foi o pronunciamento do Papa Francisco: "Como um animal morto fede, a corrupção fede, a sociedade corrupta fede, e um cristão que deixa entrar a corrupção fede", e advertiu também, "todos têm a oportunidade de ser corrupto e resvalar para a delinquência".
  Graças há décadas de omissão do Poder Público, ficamos, agora, sem outra alternativa, a não ser ‘jogar’ menores nas cadeias brasileiras, local que deveria ser de correção e reabilitação, mas que na verdade assemelham à 'campos de concentração', super-lotados, que se tornaram 'campus universitário' do crime organizado.
  O mal-feitor entra analfabeto, e sai pós-graduado em criminalidade, sob a tutela dos Comandos Paralelos, PCC, Comando Vermelhos, e etc.. Círculo vicioso, auto-sustentado, que só terá fim quando o Brasil decidir investir, seriamente, em educação. Que tal usar 10% dos bilhões e bilhões desviados dos cofres públicos na formação dos menores que hoje a sociedade quer punir.
  Falo com propriedade de causa, pois meu sobrinho, 21 anos, foi vítima de um assalto, praticado por menores, que o assassinaram na porta de casa, sob a prerrogativa da impunidade. Mas, nem por isso, me contaminei pelo ódio que cega, e impede de discernir sobre a realidade dos adolescentes e jovens miseráveis do Brasil.
  E, se a estratégia adotada em reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal, não for suficiente para conter a criminalidade precoce. Qual será o próximo passo? Reduzir de 16 para 14, e depois de 12, 10, 8, e assim sucessivamente até chegarem a conclusão da ineficácia do sistema. Será tarde demais, o estrago na sociedade terá sido enorme e irreversível, comprometendo uma geração inteira.
  Vergonhosamente o Brasil, sétimo país mais rico do mundo, está no rol dos 20 mais violentos do planeta, ocupando a 18ª posição. Claro, que devemos, urgentemente, encontrar solução para conter o elevado número de 50.000 homicídios por ano.
  Um fator fundamental, que colabora para a crescente violência no nosso país, se refere a impunidade. Percentuais alarmantes e desconcertantes: somente de 5% a 8% dos homicídios no Brasil são solucionados. Está chocado? Espere para saber qual é o percentual na Inglaterra. Lá, 90% dos homicídios são solucionados.
  O Brasil também faz parte de outro ranking, que mede a qualidade de vida. Nele, o Brasil ocupa a 11ª posição do país mais inseguro do mundo, logo após o Sudão, na África, que ficou com a 10ª posição. O país mais seguro é a Islândia, e é pra lá que vou...





Nenhum comentário:

Postar um comentário