segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

DICA DE LIVRO

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)


O AZUL DA VIRGEM
Tracy Chevalier
350 páginas


    Antes de iniciar a leitura, consultem a página 349 “Notas históricas” onde a autora localiza a narrativa no tempo.
   “O Azul da Virgem” é o livro de estreia de Tracy Chevalier, que posteriormente publicou o sucesso internacional “Moça com Brinco de Pérola”. Também é de sua autoria “A dama e o unicórnio” e “Viva Chama”, todos já comentados por mim e publicados. Tracy sempre mescla história, arte e ficção.
    Séculos atrás, os cabelos de Isabelle mudaram de cor com a mesma rapidez que um pássaro troca a plumagem. Após receber uma estátua da Virgem, o nicho sobre a porta da Igreja em que será colocada a imagem é pintado de um azul intenso. Os raios solares iluminam o azul com veemência, tocando os cabelos da jovem Isabelle e tingindo-os de um cobre que permaneceria para sempre. A partir de então, a menina passa a ser conhecida por La Rousse (A Ruiva) e precisa esconder as longas mechas vermelhas sob uma touca, envergonhada por aquele traço que a faz ser considerada suja, contaminada, uma feiticeira. 
    Quase cinco séculos depois, Ella Turner, uma mulher independente de 28 anos, sai dos Estados Unidos e vai morar na França com o marido Rick. Lá começa a ter aulas de francês, perde o otimismo, tenta engravidar e procura desesperadamente uma solução para não continuar a se sentir uma estranha no novo país. Começa então a ser acometida por pesadelos inexplicáveis, repletos de versos franceses dos quais desconhece a origem, tingidos de um azul vívido. Ella então recebe uma carta de Jacob Tournier, seu primo da Suíça, revelando um pouco sobre os antepassados franceses. Decidida a aprofundar os conhecimentos sobre a própria família, Ella passa a pesquisar livros e documentos antigos. Com a ajuda do bibliotecário Jean Paul, fará muitas descobertas: ela pertence à família dos    Tournier dos tempos de Calvino, e as frases que ouve em seus sonhos são do texto bíblico que os seus antepassados huguenotes costumavam recitar quando algo ruim acontecia.
   Não se trata de um livro imperdível, mas entretém. 

Livrarias: cerca de R$50,00. Estante Virtual: desde R$ 17,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário