quarta-feira, 25 de junho de 2014

PROTESTAR OU NÃO PROTESTAR, EIS A QUESTÃO

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)


   Pela batalha das hashtags, por enquanto parece que não vai ter Copa, pelo menos no campo virtual. Desculpe Seleção, não é nada com vocês, mas sim, estamos protestando contra uma doença endêmica que nos atinge há séculos, e que alcançou seu ápice agora durante a preparação para Copa: a CORRUPÇÃO. 
    A Copa é, hoje, o assunto mundial, é a ordem do dia, por isso, nossa voz terá mais eco, nesse momento. Agora, é a hora de protestar. Os holofotes do mundo estão sobre as nossas mazelas e nos ajudam a ampliar nosso olhar e exigir que o "Padrão FIFA", que virou sinônimo de excelência, seja aplicado em todos os serviços públicos, em tudo aquilo que for o "dever do Estado e direito do cidadão". Não se trata de favor algum, todos nós pagamos por isso, nossa carga tributária média gira em torno de 35,85%, e o Brasil é o país que menos retorna os impostos cobrados em qualidade de vida para a população. Quando comparado a 30 países, o Brasil ocupa o último lugar em retorno de impostos em benefício à população. 
   Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o brasileiro gasta uma média de 150 dias por ano trabalhando só para pagar impostos, ou seja, em um ano o brasileiro trabalha 5 meses para pagar impostos. Grande parte dessa arrecadação "é desviada" pelo caminho graças à corrupção reinante em todos os níveis do poder público. O dinheiro escoa como cachoeira, quer seja na forma de desperdícios, devido a administração incompetente, ou como desvios diretos nas formas clássicas como propinas, subornos, superfaturamento das obras públicas, ou nas formas cômicas, como por exemplo transportar propina na cueca.
   A corrupção é muito perigosa ela vem causando muitos estragos ao país. A corrupção é o nosso inimigo oculto, é o grande terrorista da sociedade. A corrupção mata:
- a criança que não nasceu, pois a parturiente não conseguiu vaga no SUS.
- empurra para o crime organizado o jovem analfabeto funcional que passou pelo sistema de aprovação continuada e ainda saiu viciado em drogas da escola.
- a mulher que morreu de câncer de mama, pois não teve seu diagnóstico feito a tempo.
- a mãe que foi empurrada para a miséria, pois precisou parar de trabalhar já que não achou vaga para seus filhos pequenos nas creches públicas.
- mata pessoas em acidentes por falta de estradas mais seguras.
- mata o futuro do Brasil por falta de investimentos em educação.
   Por tudo isso é que estamos protestando agora, durante a Copa. É claro que quando o nosso hino começar a tocar, no início dos jogos, haverá uma batalha interna entre a razão e a emoção. Mas, acho que o resultado será 1x0, para a paixão pela Seleção e pelo futebol. Mas depois vamos pedir uma CPI "Padrão FIFA" para investigar os gastos da Copa, certo?
   Para aqueles que ainda questionam a validade dos protestos, leiam a opinião do Filósofo e Professor americano de Harvard, Michael Sandel, a respeito dos protestos da Copa, na sua recente visita a São Paulo, ele disse: “Ver os brasileiros protestando é inspirador. Sem dúvida, é uma evolução. Indica um movimento. A Copa poderia ser apenas um evento de orgulho nacional, um momento para mostrar por que o país é famoso pelo futebol. Mas milhões optaram por questionar os gastos públicos”.

Leia na íntegra a entrevista do Professor Sandel.

- aquele que está na fila aguardando atendimento e morre antes de pegar a senha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário