sexta-feira, 23 de maio de 2014

GUERRA E PAZ? MAIS GUERRA DO QUE PAZ

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)

  Guerra e Paz, uma das obras mais conhecidas de Cândido Portinari, um dos pintores brasileiros mais célebres no exterior e teve os painéis encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em 1956 e,desde então, os painéis estão em exposição permanente no prédio das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. A obra Guerra e Paz são 28 placas de madeira que formam os dois grandes painéis que simbolizam a devastação da guerra e a beleza da paz.Medindo 14 metros de altura por 10 metros de largura, são 280 metros quadrados de uma obra-prima.Atualmente encontra-se exposto no Grand Palais de Paris.











  O primeiro painel que se refere à Guerra deixa claro os sentimentos das pessoas durante um período como esse. Com poucos pontos de cor e tons sóbrios e frios, a pintura dá ao observador a sensação de desconsolo. As expressões das figuras presentes no quadro revelam medo, tristeza e desespero.
  Já o painel sobre a Paz contrasta com o primeiro em todos os sentidos. Os tons utilizados por Portinari são mais amenos e transmitem alegria e tranquilidade. A presença de cores vivas, como o vermelho, chamam a atenção do observador para a felicidade que emana da pintura, assim como as figuras representadas nele. Esse é o caso, por exemplo, do coral de crianças cantando e das mulheres dançando enquanto os homens jogam capoeira.
  Se Portinari estivesse vivo, como seria a encomenda de um quadro de Guerra e Paz atualizado para os dias de hoje, com base nos índices alarmantes expostos a seguir, lamentavelmente o título talvez fosse alterado para Guerra e Guerra.
  Percentuais alarmantes e desconcertantes: somente de 5% a 8% dos homicídios no Brasil são solucionados. Está chocado? Espere para saber qual é esse percentual na Inglaterra, onde 90% dos homicídios são solucionados. Essa situação encerra em si alguns sentimentos por parte dos familiares das vítimas, onde a dor da perda de um ente querido é potencializada pela impotência, desrespeito e indignação por conta da impunidade reinante. Além é claro do medo em se expor para lutar e exigir Justiça e ser a próxima vítima. 

  O que corrobora para esses índices alarmantes:- As Delegacias especializadas em resolução de homicídios estão sucateadas.- Perícia ineficiente e mal equipada.- Deficiência no Ministério Público. - Deficiência no Judiciário. - Círculo vicioso: sem investigação não há punição e os criminosos sentem-se livres para assassinar deliberadamente.- Números de guerra: os números de vítimas de homicídio no Brasil é superior às mortes em guerras. No Brasil, em quatro anos foram registradas 206.000 mortes, esse número é superior aos mortos nos 12 maiores conflitos armados no mundo entre 2004 e 2007, de acordo com o relatório: Mapa da Violência, divulgado pela ONU.- No recente relatório da ONU, o Brasil ocupa o Sétimo lugar, no ranking que avalia os países mais violentos do mundo, onde há maior número de homicídios. 

  Perícia digna de filme americano: quem não assistiu aqueles filmes policiais americanos nos quais quando havia um homicídio, a polícia chegava imediatamente no local, juntamente com a perícia, tudo era fotografafo, a área do crime era prontamente isolada, as impressões digitais eram verificadas e todo objeto era minuciosamente recolhido para testes digitais e de DNA. Pois é, para nós brasileiros isso é pura ficção, talvez por isso esses filmes e seriados nos atraem tanto. 












  Para finalizar, sete fatos chocantes sobre a polícia no Brasil,recentemente divulgados, que vão assustar você:
1.    Ação policial mata cinco pessoas por dia.
2.    Só as PM's do Rio e de SP matam mais que países com pena de morte.
3.    Duas em cada três pessoas mortas pela PM, é preta ou parda.
4.    A PM de SP mata mais que toda a polícia dos EUA, mesmo tendo uma população quase oito vezes menor.
5.    No Brasil, o risco de um policial morrer é três vezes maior do que em outros países.
6.    Mais de 70% da população brasileira não confia na polícia.
7.    Em cerca de dez anos no RJ, dez mil pessoas morreram ou desapareceram após suposto confronto com polícia.

Fonte: http://www.folhasocial.com/2014/01/sete-fatos-chocantes-sobre-policia-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário