sábado, 31 de maio de 2014

DESASTRE ECOLÓGICO: O EXTERMÍNIO DAS ABELHAS

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)






















  As abelhas do mundo todo estão morrendo por causa dos agrotóxicos. Sabe o que isso significa? O fim da humanidade. A lógica é simples: uso de agrotóxicos + morte das   
abelhas = fim da polinização dos alimentos.
  De acordo com o relatório da ONU de 2010, as abelhas são responsáveis pela polinização de 71 das 100 colheitas que alimentam e vestem a humanidade. Entre essas culturas estão as de amêndoas, frutas (incluindo cítricos), verduras, algodão, sementes de forrageiras, como alfafa, e oleaginosas, como girassol e canola.


  O desaparecimento de abelhas de várias espécies vem preocupando pesquisadores do mundo todo. Só em Santa Catarina, no ano passado morreram 100 mil colmeias de abelhas, o equivalente a 1/3 das 300 mil existentes no Estado.

  Conforme nos alerta a matéria publicada na Revista Planeta, "o declínio da população de abelhas foi notado nos EUA em 2006, e denominado ColonyCollapseDisorder (Desordem de Colapso da Colônia). Desde então, atingiu toda a América, regiões da Europa, o Oriente Médio e a Ásia. As causas propostas são diversas: inseticidas e fungicidas, déficit nutricional associado à falta de flora natural, mudanças climáticas, manejo intensivo das colmeias, baixa variabilidade genética, vírus, fungos, bactérias e ácaros – juntos ou separadamente. Até a emissão eletromagnética de celulares já foi investigada, sem evidências, mas a proliferação de pesticidas é um fator comprovado de extermínio de abelhas".

  A situação é dramática, quando a toxicidade dos pesticidas é aguda, as abelhas morrem instantaneamente logo após a aplicação do agrotóxico, mas há casos em as abelhas perdem o rumo e não voltam para o ninho, é como se ocorresse um curto-circuito no radar das abelhas, fazendo com que elas se percam. Há relatos também em que a colmeia toda desaparece, isso ocorre quando as abelhas conseguem voltam para suas colmeias, porém levam consigo o pólen contaminado por agrotóxicos. Pela mesma razão, podemos mencionar, também, sobre o risco de extermínio das Borboletas da espécie Monarca nos EUA e no México.



Leia mais sobre o assunto nas fontes que pesquisei:



Revista Planeta:

Revista Veja:
The Guardian:




Foto: Occupy Monsanto



Extermínio das Borboletas Monarca: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário