quarta-feira, 9 de abril de 2014

É HORA DE ECONOMIZAR

  O culto ao desperdício fomentado pelos atuais padrões de consumo compromete nossos recursos naturais, tornando o lixo um dos maiores problemas da humanidade, neste século.
    
   O poder público deve disciplinar e dar o exemplo, com políticas de combate ao desperdício, concessão de benefícios fiscais e linhas de financiamento para fomentar ações e empresas que atuam nesse segmento. Ao empresariado, cabe produzir mais com menos. Cabe à população aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e inserir o consumo sustentável em suas práticas cotidianas.
  Resíduos representam uma enorme perda de recursos, sob a forma de materiais e de energia. Se valorizarmos adequadamente os materiais, aumentaremos o seu tempo de vida no circuito de consumo.
   Sendo assim, é atitude de cidadania praticar a política dos 3R’s, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar. Prioritariamente é necessário reduzir a produção de resíduos, em segundo lugar, reutilizar, isto é, fazer com que um produto seja usado mais do que uma vez, para o mesmo fim ou para o outro. Também devemos contribuir para a reciclagem dos resíduos, ou seja, recuperar e regenerar diferentes materiais de modo a originar novos produtos.
   O olhar mais atento de cada um de nós pode fazer grande diferença no dia-a-dia e questões do cotidiano, partindo da realidade local do indivíduo, podem modificar as relações homem/natureza, melhorando a qualidade de vida da coletividade. 

Nancy Ferruzzi Thame

Formada em Agronomia pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP e em DIREITO, pela Instituição Toledo de Ensino. Pós graduada em Gestão Ambiental (USP), em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola (Sociedade Agrícola Alemã) e cursa Ciência Política (FESPSP). Empresária, professora universitária, atua na área política na questão de gênero e com adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário