quarta-feira, 9 de abril de 2014

CURIOSIDADES DA ARTE: A LACA

Você sabia?

Você sabia que surgiu na China, por volta do século VI a.C., a requintada arte da laca. A laca é uma resina obtida através da incisão na casca de árvores originárias do Extremo Oriente. Com um pincel delicado, sobrepõem-se à madeira, ou até mesmo ao papel, várias camadas finas de laca, podendo chegar até uma centena de vezes, dependendo da qualidade do objeto que se queira produzir.

Apesar da sua origem na China, foi no Japão que a laca se aprimorou na arte denominada Maki-e, “pintura polvilhada”, é um tipo de pintura que polvilha ou espalha pó, principalmente de ouro e de prata, sobre laca, utilizando um pincel especial, kebo, ou um pequeno tubo, makizutsu. A técnica surgiu no Japão no Período Nara (710-794).
A laca era aplicada em objetos usados no dia-a-dia, em bowl para arroz copinhos para chás e outras peças utilizadas em requintadas Cerimônias do Chá. Graças a sua capacidade de se submeter ao calor, e não alterar sua qualidade, podemos até dizer que a laca inventada no século VI a.C, equivale ao nosso plástico atual, no que diz a durabilidade e resistência.

As lacas importadas do Extremo Oriente apareceram na França no século XVII, e aplicada no embelezamento de móveis. A laca é também bastante utilizada no acabamento final de instrumentos musicais de madeira devido às suas características acústicas superiores em relação a equivalentes sintéticos. 


Lindíssima caixa japonesa no estilo Maki-e, laca com incrustações de ouro, prata e pedras preciosas.

Caixa japonesa feita em laca com detalhes em prata e madre-pérola.
No detalhe desenho de folhas de caqui.

Caixa chinesa em laca com ouro
Biombo chines feito em laca tipo exportação “rouge de fer”.

Caixa de jóias chinesa feita em laca “entalhada”.

  Extração da laca


Detalhes de uma caixa japonesa feita em maki-e.
Desenho de folhas no inverno.

Caixa japonesa conhecida como “writing box”, caixa porta pincel e tinta, feita em laca.

Enfeite de cabelo, feito em laca.

Baú japonês em laca.



Karina Kramer
           41 anos, formada em Economia pela FAAP. Estudei História da Arte no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Durante 15 anos foi assistente de um colecionador de Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário