quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL: SÓ NOS RESTA “REZAR PARA SÃO PEDRO”

A iminente crise energética pelo qual o Brasil irá passar, já virou motivo de piada lá fora. Saiu no The Economist que a nossa única saída será "praying to St. Peter", ou seja, ”rezar para São Pedro”. Essa recomendação nos foi dada pela revista The Economist, em matéria publicada no último dia 15 de fevereiro. Na verdade, o que parece ser uma ironia, talvez seja, de fato, nossa única alternativa.
Foi publicado no jornal O Globo, no último dia 28 de fevereiro, que de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios das Regiões Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN), estava em 34,6%, quase o mesmo patamar da média de março de 2001, ano do racionamento de energia elétrica no Brasil, que foi de 34,5%.
Como no Brasil 80% do fornecimento de energia elétrica vem de hidroelétricas, dependemos das chuvas para geração de energia. Dessa forma, além de uma possível crise de abastecimento de água, passaremos também por uma crise energética. Como bem foi dito na revista The Economist, só nos resta rezar. Já que nossos governantes não trabalham com prevenção e planejamento, apenas quando muito, apagam incêndios, que no nosso caso não teremos nem água para apagá-los. Infelizmente nossos governantes limitam-se com o ”agora” e não planejam o futuro, mas não pensem que é o ”agora” para realizar, mas sim, é o ”agora” para roubar, para desviar recursos, para superfarturar obras. Aproveitar o máximo do "agora" permitido em seu mandato. Quando eles projetam o futuro é pensando na reeleição ou em galgar outros cargos, para assim, manterem-se “ad-aeternum” no poder.
Em ano eleitoral as notícias de falta de água e luz serão abafadas e negadas o máximo possível. Hoje mesmo, dia 28/03, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão negou qualquer possibilidade de apagão, ou mesmo de racionamento, disse apenas que lançará uma campanha de uso racional de energia, ou seja, para bom entendedor, "o gato subiu no telhado". O Ministrou falou em "racionalização do consumo de energia", termos amenos para tratar de um assunto muito sério. E ainda garantiu que a Copa, essa sim, não será afetada. Vamos acordar e exigir a verdade dos fatos.

Fontes de pesquisa:

Karina Kramer
Karina Kramer é formada em Economia pela FAAP. Estudou História da Arte no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Trabalhou no mercado financeiro e no mercado editorial. Durante quinze anos foi assistente de um importante colecionador de Arte Oriental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário