quarta-feira, 9 de abril de 2014

COMPORTAMENTO

Tratar a temática comportamento da mulher em uma atualidade onde a mesma garante seu espaço, diariamente, é algo bem motivador. É notório que a mulher assumiu definitivamente os mais variados espaços, até aqueles que em algum momento da história a repelia. Isso alterou seu papel social e, principalmente, a forma como ela enxerga o mundo. A discussão de hoje se pautará no gradativo interesse das mulheres que trabalham fora de casa e possuem carreira.      

É importante lembrar, quando falamos sobre a carreira da mulher, todo o contexto histórico que envolve esta discussão. Isso nos permite dizer que a mulher não se vê somente no papel de "cuidadora" do lar, mas também como aquela que tem desejos pessoais entre vários outros, que também vão além da maternidade. O desejo pela carreira profissional se legitima cada vez mais, quando observamos a grande presença de mulheres nas mais variadas áreas de trabalho, ou seja, a saída da mulher já é algo naturalizado em nossa sociedade. Vários motivos justificam o crescimento desse interesse, sendo um deles a busca pela autoestima e autonomia.


Observa-se um perfil de mulher disposta a priorizar a carreira, o que é muito saudável e deve ser entendido como um avanço feminino. Vivemos em uma sociedade que reproduz conceitos e também "pré conceitos". A história mostra que para chegarmos a essa discussão de hoje, muitos embates foram necessários. Louros são colhidos, mas ainda há muitos desafios no tocante a carreira da mulher. Sobre o comportamento de mulheres mais jovens e solteiras, estudos revelam que estas estão priorizando a carreira. Assim, aspectos relacionados a maternidade e casamento cada vez mais tardios, já estão se tornando muito corriqueiros. Tal cenário está impactando diretamente nas estruturas sociais, econômicas e familiares. Sociais, visto o novo papel assumido pela mulher - sai da esfera doméstica para a esfera profissional. Econômico, pois a mulher também passa a assumir as responsabilidades financeiras, e por fim sobre a estrutura familiar, dado ao fato que ao priorizar carreira, as demandas familiares, que envolvam filhos ou não, passam a ser divididas entre homem e mulher.

Heliani Berlato
Doutora em Administração e professora na Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário