quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A ALFABETIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

A alfabetização é a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo um processo fundamental para o desenvolvimento humano, pois por meio dela aprendemos a nos comunicar e compreender a linguagem, é isto que nos torna diferente de outros seres vivos. Através da alfabetização o homem torna-se um ser global, sendo social, psicológico e consequentemente inserido na sociedade.
Ferreiro (2001) divide em níveis o processo da alfabetização. O nível um, chamamos de pré-silábico, subdivide-se em três fases:
1. Fase Pictórica: a criança escreve “rabiscado”, as chamadas garatujas; ela desenha sem figuração; escreve de forma linear mostrando que sabe como é o sentido da escrita.
2. Fase Gráfica Primitiva: aqui a escrita aparece em forma de símbolos e pseudoletras (pode ou não ser uma letra); há uma mistura de letras com números; demonstra uma linearidade; não tem ideia de que as letras têm relação com os sons da fala; seu pensamento é que para coisas grandes a escrita tem muitas letras e para coisas pequenas tem poucas letras.
3. Fase Pré-Silábica: a criança começa a diferenciar números de letras; reconhece o papel das letras na escrita, sabendo que as letras servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre; não reconhece o valor sonoro convencional; a ordem das letras não é importante; desconsidera verbos e artigos porque no seu entender não é possível escrever uma palavra com apenas uma letra.
No nível dois, silábico, a criança acredita que já resolveu o problema da escrita, mas a leitura ainda é complicada porque os adultos não entendem; a criança utiliza uma letra para cada sílaba ao escrever uma palavra.
Passando o conflito ela entra no nível três, o alfabético, conseguindo ler e escrever o que pensa e fala; distingue a letra, a sílaba, a palavra e a frase.
A criança, segundo Emília Ferreiro, escreve o que sabe, sendo através de desenhos ou na tentativa de uma escrita, então não é surpreendente que a aprendizagem da leitura e escrita exija um grande esforço do aprendente, passando por um período de muitas dificuldades.
Torna-se difícil considerar que a aprendizagem da leitura e da escrita vai muito mais além da escola, porque o tempo todo, a criança está em contato com isto, sendo na rua, em casa.
A alfabetização inicial é considerada em função da relação entre o método utilizado e o estado de maturação da criança.
A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. A invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema de representação. As escritas de tipo alfabético poderiam ser caracterizadas como sistemas de representação cujo intuito original é representar as diferenças entre os significantes, e o contrário se dariam nas escritas de tipo ideográfico onde poderiam ser caracterizadas como sistemas de representação cuja intenção primeira é representar diferenças nos significados.
Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular, através de diversos meios culturais, situações educativas e línguas.
Conforme se coloque a relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, certas práticas aparecerão como normais ou aberrantes, sendo aqui que a reflexão psicopedagógica necessita se apoiar em uma reflexão epistemológica.
O sistema alfabético é o produto do esforço coletivo para representar o que se quer simbolizar: a linguagem.
A distância da informação que separa um grupo social de outro não pode ser atribuída a fatores puramente cognitivos. A criança que cresce em um meio letrado esta exposta á influência de uma série de ações, sendo que através delas as relações entre o adulto e a criança acabam criando condições para a inteligibilidade dos símbolos.
Devemos reconhecer que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. A instituição social criada para controlar o processo de aprendizagem é a escola, logo a aprendizagem deve realizar-se na escola, pois o sujeito desde que nasce é construtor do conhecimento e podemos dizer que os mesmos estão construindo objetos complexos de conhecimento e o sistema de escrita é um deles.
Há uma série de passos ordenados antes que a criança compreenda a natureza do nosso sistema alfabético de escrita e que cada passo caracteriza-se por esquemas, cujo desenvolvimento e transformação constituem nosso principal objeto de estudo. Esses esquemas implicam sempre um processo construtivo no qual as crianças levam em conta parte da informação dada e introduzem sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal.

Referência:
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 

Profª Dra. Regiane Souza Neves
Sócia e Diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (www.ceadeh.com.br). Presidente e Coordenadora de Ensino Superior: Graduação, Pós-graduação e Extensão da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação (www.abrapee.com.br). Editora responsável da Revista On-Line Circuito Educacional (www.circuitoeducacional.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário